sábado, 12 de junho de 2010

CREME DE MANDIOCA COM CARNE SECA.

Aqui vai a primeira receita do meu blog.
Eu não sou adepto de sopas e por isso, quando preparo um caldo, que seria o caso dessa receita, prefiro ele bem consistente, quase um purê -  por isso eu chamo de CREME.

Ingredientes:
700 gramas mandioca       
350 gramas carne seca
150 gramas de parmesão fresco e ralado na hora do preparo   
06 dentes de alho              
1/2 cebola grande
300 ml de creme de leite fresco
1 tablete de caldo de legumes
Salsinha e cebolinha
Sal e pimenta do reino a gosto
100 gramas de manteiga Aviação

Preparo...começa com uma cerveja! Abra uma latinha de Bohemia e dê a primeira golada....  depois...

Coloque 1 litro de água na panela com o caldo de legumes quando a água estiver fervendo coloque a  mandioca e deixe cozinhar.
Quando a mandioca estiver bem cozida desligue o fogo e coloque a mandioca com a água da panela no liquidificador. Bata até processar toda a mandioca.
Coloque um pouco de azeite na panela e refogue a cebola e o alho.

Abra a segunda lata de Bohemia... e depois...

... despeje a mandioca batida nessa  panela e deixe em fogo baixo para reduzir até o ponto de creme - tem que ficar bem grosso, pq vamos acrecentar o creme de leite no final do preparo.
Pegue a carne seca ja dessalgada e desfie no processador ou com o garfo.
Se preferir, pode deixar alguns pedaços de carne seca, mas tem que ser bem pequenos.
Em uma frigideira, coloque a manteiga e frite a carne seca. Depois de frita reserve 10% da carne seca para decorar o prato, o restante misture com o creme.
Coloque o parmesão ralado no creme, acrescente o creme de leite mexendo sempre em fogo alto,
coloque a salsinha e cebolinha, acerte o sal e a pimenta.
Quando estiver bem quente, vc pode servir.

Abra a terceira lata de Bohemia escura... e depois...

.. Sirva em um bowl, decore a superfície com parmesão ralado, salsinha e carne seca, como aparece na foto abaixo:
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Agora é so saborear!!!
Em dias muito frios a receita é perfeita, e pode ser servida como prato principal. Em dias mais quentes, pode ser servido como entrada ou acompanhada de uma carne assada.

Tempo de preparo:
2  latinhas de Bohemia clara e uma Bohemia escura, ou 40 minutos...

Aprecie com moderação, e se não beber, não cozinhe !!! rsrs
Pra quem entende de vinho (que ainda nao é minha praia), aguardo uma dica para acompanhar esse creme.

Bom, garanto que vcs vão gostar e aguardo as críticas e sugestões.
Se vc fizer, tire uma foto da sua receita e me mande para publicar aqui.
Até a póxima!!!

10 comentários:

  1. Olá Fernando!
    Vou mostrar a receita hoje para o Carlos e tenho certeza que ele vai gostar muito. Ainda mais acompanhada de cerveja!

    Um abraço e assim que fizermos, mandamos a foto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando!

    Bem vindo ao mundo dos blogueiros.
    Vou passar a receita pro Rafael fazer pra mim tbm.. rs

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ótima receita.
    E gostei do novo blog também. Estarei sempre aqui acompanhando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. hahahaha...amei o tempo de preparo!!! :) bem que a Carlinha diz que vc. arrasa na cozinha! babei...rs...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Fer, que maravilha de receita.
    Seu irmão gêmeo, digo, meu marido, está aqui lendo comigo e adorando os comentários... principalmente a parte das cervejas.
    Vcs são fogo, hein?

    Bem-vindo ao mundo dos blogs e pode contar com minhas visitinhas sempre.

    Beijocas
    Cláu Akamine

    ResponderExcluir
  6. Cadê meu comentário que estava aqui???

    Fer e Cacá, fiz um post lá no meu "cafofo" para comemorar a inauguração desse blog.

    Lindo domingo para vcs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Caramba, a Cláu mandou parar na primeira cerveja....snif...mas tudo bem depois vai rolar um vinhozinho....rs...rs....
    Abraços
    Nelson

    ResponderExcluir
  8. Fernando,

    Parabéns pelo blog! Adorei a receita e vou fazê-la em breve, exatamente como vc ensinou, ou seja, acompanhada da cervejinha... Ninguém é de ferro. Abraço, Elaine

    ResponderExcluir
  9. muito boa a receita chega a dar agua na boca , so deve multiplicar o numero de bohemias pelo numero de convidados , me incluindo {claro} , e fechou ,
    abraços
    du

    ResponderExcluir
  10. multiplicar o numeros de bohemias pelo numero de convidados , me incluindo {claro} e fechou
    parabens pelo blog, estou a acompanhar
    abraço
    du

    ResponderExcluir